Mira de Aire tem um novo museu para visitar “uma época de ouro do têxtil em Portugal”

26-05-2020 (16h05)

A freguesia de Mira de Aire, em Porto de Mós, tem um novo espaço para visitar, o MIAT - Museu Industrial e Artesanal do Têxtil, uma proposta para descobrir "uma época de ouro do têxtil em Portugal".

Os visitantes poderão observar detalhes sobre "a forma como se processava a lã no fabrico de carpetes, mantas, fazenda e malhas", diz o website do museu, inaugurado na semana passada.

As exposições do MIAT incluem "maquinaria e equipamentos da indústria têxtil com painéis informativos" e um espaço audiovisual para apresentar o "processo de transformação da lã, através de um vídeo explicativo retratando as diferentes fases: tosquia, lavagem, tinturaria, cardação, penteação e tecelagem".

"Surpreenda-se com a oficina de alfaiate que preparámos para si", desafia o museu, indicando que ali poderá "ver alguns dos utensílios e máquinas usados para confeccionar os fatos".

O MIAT expõe ainda 170 miniaturas de uma colecção dos anos 1970 que representa os processos de transformação da lã, desde a tosquia até ao produto acabado.

Para um programa completo na região, o MIAT sugere visitar as Grutas de Mira de Aire, "as maiores e mais belas grutas do país", e o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, que se destaca pela "imponente natureza rochosa dos calcários".

O museu, que "pretende dignificar a memória das gerações que fizeram de Mira de Aire e Minde um dos maiores pólos da Industria têxtil de Portugal durante o século XX", também sugere completar a viagem com uma visita ao Museu de Aguarela em Minde.

O MIAT, que está encerrado às segundas-feiras, funciona entre as 10h e as 13h e das 14h às 18h.

Para ver o website do museu clique aqui.

 

Clique para ver mais: Actividades

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Museu do Louvre reabre com medidas de segurança

07-07-2020 (17h06)

O Museu do Louvre reabriu, depois de cerca de três meses e meio encerrado, com uma série de medidas de segurança como o uso de máscara obrigatório, circuito de sentido único pelas exposições, e reservas para estar na companhia da Mona Lisa.

Feira Medieval de Palmela 2020 foi cancelada

02-07-2020 (17h53)

A edição de 2020 da Feira Medieval de Palmela, que ia decorrar entre 25 e 27 de Setembro, foi cancelada, mas tem regresso marcado para Setembro de 2021.
A Câmara Municipal de Palmela cancelou a Feira Medieval "considerando a imprevisibilidade da evolução favorável da situação epidemiológica da Covid-19 e a impossibilidade de atempadamente desenvolver todos os procedimentos e acções preparatórias para mais uma edição com a qualidade a que habituámos munícipes e visitantes".

Museu do FC Porto recebe certificado Safe Travels

29-06-2020 (15h40)

O Museu do FC Porto recebeu o certificado Safe Travels, atribuído pelo WTTC (World Travel & Tourism Council) e reconhecido pela OMT (Organização Mundial de Turismo).

Torre Eiffel reabriu hoje parcialmente aos turistas após 104 dias fechada

25-06-2020 (09h58)

A Torre Eiffel, um símbolo de Paris mundialmente famoso, reabriu hoje aos turistas pouco antes das 10h (9h em Lisboa), após 104 dias de encerramento devido à pandemia do novo coronavírus.

Celebração inca Inti Raymi, a 24 de Junho, vai decorrer online

22-06-2020 (17h49)

A festividade tradicional de Cusco, capital do Peru, conhecida como a Festa do Sol vai decorrer sem público a 24 de Junho, mas com transmissão online no Facebook, Instagram e YouTube.

Opinião e Análise