Museu Berardo em Estremoz será “um dos melhores da Europa em matéria de azulejo”, autarca

23-07-2020 (10h48)

Foto: www.cm-estremoz.pt
Foto: www.cm-estremoz.pt

O presidente da Câmara de Estremoz, Francisco Ramos, congratulou-se com a instalação de um museu na cidade, que abre no Sábado, acreditando ser "um dos melhores da Europa em matéria de azulejo".

"Em função do que me foi reportado, por quem é perito na matéria, temos na cidade o Museu Berardo Estremoz, um dos melhores museus de azulejos da Europa", disse o autarca, que falava ontem na conferência de imprensa de apresentação daquele espaço museológico, no Palácio Tocha, onde está instalado, em Estremoz.

Francisco Ramos salientou ainda que se está a comemorar, além da abertura do museu, a recuperação de "um dos edifícios mais emblemáticos da cidade".

Para o autarca, com a instalação deste museu, "para além de Estremoz, ganhou todo o Alentejo e seguramente todo o país".

"Sendo Estremoz uma terra do interior, louvamos alguém que de forma altruísta colocou a cidade no mapa nesta matéria de exposição de azulejos", referiu Francisco Ramos.

Para José Berardo, "o museu é uma homenagem à arte do azulejo e a todos os artífices e artistas cuja mestria se revela na forma como souberam jogar com as características de flexibilidade, utilidade e durabilidade deste material".

José Berardo considerou que a abertura deste museu é "o concretizar de um sonho", adiantando que este projeto começou há cinco anos, mas a sua intenção de construir um museu, dedicado ao azulejo, tem mais de 30 anos.

Berardo lançou um repto ao Ministério da Cultura, relativamente à classificação do azulejo como Património da Humanidade, considerando "incompreensível que um património desta envergadura não tenha semelhante título".

"Espero e desejo que este projeto possa ajudar a alcançar esse objetivo", salientou.

Também o presidente do município defendeu uma candidatura do azulejo a Património da Humanidade.

O museu, instalado num palácio setecentista da cidade alentejana, é uma iniciativa conjunta da Coleção Berardo e da Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora.

De acordo com a Associação Coleção Berardo, o projeto do museu foi cofinanciado através dos fundos da União Europeia, no âmbito do Portugal 2020, com um valor elegível de 3,45 milhões de euros, tendo uma comparticipação de 75%, cerca de 2,6 milhões de euros.

O presidente do município disse à Lusa que o museu resulta de um protocolo de cinco anos e renovável, assinado em julho de 2016, através do qual o município se compromete a gerir o museu cujo proprietário é a associação.

A associação é a entidade que reabilitou o Palácio Tocha, imóvel que já era propriedade de José Berardo, indicou Francisco Ramos.

"O município vai gerir o imóvel e a coleção da exposição, tem a responsabilidade do pessoal e de assegurar os custos relacionados com a logística do edifício, entre os quais água, eletricidade e telefone, e recebe a receita das entradas", adiantou.

Segundo o autarca, o museu vai ter um espaço para venda de vinho, que vai ser cedido aos promotores do museu.

O Museu Berardo Estremoz abre no sábado com aquela que é considerada a "maior e mais importante" coleção privada de azulejos de Portugal, com exemplares datados do século XIII ao século XXI, que permite "percorrer a secular história do azulejo".

Segundo os promotores, o museu, com a exposição inaugural intitulada "800 Anos de História do Azulejo", comissariada pelos especialistas Alfonso Pleguezuelo e José Meco, tem uma abertura simbólica marcada para sábado, às 10:30, e pode ser visitado, com entrada gratuita, a partir de domingo e até ao final de agosto.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Serra da Estrela Riders Challenge realiza-se entre 15 de Agosto e 18 de Outubro

07-08-2020 (18h42)

O Serra da Estrela Riders Challenge vai realizar-se entre os dias 15 de Agosto e 18 de Outubro, e tem como objectivo colocar no radar dos amantes do ciclismo as subidas à Serra da Estrela, foi hoje anunciado.

Câmara de Ponta Delgada vai disponibilizar actividades turísticas gratuitamente

07-08-2020 (13h48)

A Câmara de Ponta Delgada, nos Açores, apresentou o programa "(Re)Descobrir PDL", que vai permitir aos munícipes a realização de actividades turísticas de forma gratuita, para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 no sector do turismo.

Grande Rota do Bussaco já está disponível

05-08-2020 (18h53)

A Grande Rota do Bussaco, percurso pedestre e de BTT (bicicletas de todo o terreno) que liga a Mealhada, Mortágua e Penacova, com epicentro na Mata Nacional, "está criada e totalmente sinalizada".

Pine Cliffs Resort organiza noites de Verão com cinema e futebol

05-08-2020 (17h16)

O Pine Cliffs Resort, em Albufeira, vai promover cinema ao ar livre e a transmissão dos jogos de futebol da UEFA Champions League nas noites de Verão do mês de Agosto.

Discover Tours tem novo passeio de catamarã à saída de Portimão

03-08-2020 (19h58)

A Discover Tours, empresa algarvia especializada em passeios de barco e actividades náuticas, tem um novo percurso à saída da marina de Portimão, que "explora os mais belos recantos entre Benagil e o Carvoeiro".

Opinião e Análise