Aljustrel tem o maior percurso mineiro urbano de Portugal

19-02-2020 (17h49)

Foto: http://www.mun-aljustrel.pt
Foto: http://www.mun-aljustrel.pt

O maior percurso mineiro urbano de Portugal está disponível em Aljustrel, oferecendo aos "amantes" de caminhadas a possibilidade de visitar e desvendar "segredos e riquezas" dos principais locais de interesse da vila mineira alentejana, divulgou hoje o município.

O percurso "Aljustrel tem uma mina", que foi criado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, "é considerado o maior percurso mineiro urbano do país", refere a Câmara de Aljustrel, no distrito de Beja, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo o município, o percurso, que tem como temáticas o complexo mineiro, o espaço urbano e a paisagem rural, "permite conhecer Aljustrel a pé, levando os caminhantes a passar pelos principais locais de interesse da vila mineira".

Entre os locais, destacam-se sítios "emblemáticos" da vila de Aljustrel, como o centro histórico, o parque mineiro e o santuário de Nossa Senhora do Castelo.

No centro histórico, estão a igreja matriz e o museu municipal, e, no parque mineiro, pode-se observar escombros mineiros, a chaminé da Transtagana e o malacate de Vipasca e visitar uma antiga galeria mineira e o núcleo museológico da Central de Compressores.

De acordo com a Paróquia de Aljustrel, o santuário é composto por uma grande escadaria que começa na rua e termina no adro da Ermida de Nossa Senhora do Castelo, um "autêntico miradouro" sobre o concelho de Aljustrel e zonas limítrofes.

Segundo o município, o percurso, que é "a forma mais sustentável" de conhecer a vila, "desafia" os "amantes de caminhadas" a percorrerem a terra de "lés a lés" e a desvendarem "passo a passo" os seus "segredos e riquezas".

O percurso convida os interessados a "perderem-se" pelas ruas e praças, a visitarem os monumentos, a apreciarem os patrimónios religioso, mineiro e agrícola, e a conviverem com as gentes da terra para conhecerem a sua cultura e identidade.

Com pontos de partida e chegada na antiga Escola Primária da Avenida, em frente ao Jardim Público 25 de Abril, o percurso tem 12 quilómetros de extensão, passa por caminhos urbanos e rurais e passadiços de madeira e demora entre três a quatro horas a ser percorrido.

A sinalética do percurso dá indicações dos caminhos a percorrer e é reconhecida e aceite internacionalmente como a de um percurso de pequena rota até 30 quilómetros.

Segundo o município, o percurso tem um grau de dificuldade baixo e "é acessível a pessoas com mobilidade reduzida, em equipamentos adequados, e a invisuais, desde que acompanhados".

O percurso, que está homologado e registado, foi criado no âmbito do projeto TransAlentejo, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo para "dinamizar o turismo de natureza" e ao qual a Câmara de Aljustrel se associou.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Actividades

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Lufthansa permite alteração de viagens gratuitamente

01-07-2020 (17h38)

O grupo Lufthansa está a oferecer uma alteração de viagens gratuita para reservas efectuadas até 31 de Agosto para viagens até 30 de Abril de 2021.

Pousadas de Juventude dos Açores agora são Azores Youth Hostels

01-07-2020 (17h15)

As cinco Pousadas de Juventude dos Açores, localizadas em Santa Maria, São Miguel, Terceira, São Jorge e Pico, passaram a designar-se Azores Youth Hostels e têm uma nova "linha identitária que promoverá o conforto, espaços de partilha comunitária, relaxamento e experiências únicas".

Hoti Hotéis reabre unidades na Madeira e chega aos 13 hotéis em operação em Portugal

01-07-2020 (16h25)

O Grupo Hoti Hotéis reabriu hoje, 1 de Julho, as unidades hoteleiras Golden Residence e Meliá Madeira Mare, ambas na Ilha da Madeira, com as quais passa a ter 13 hotéis em funcionamento em Portugal.

Vila Galé renova hotéis e lança campanha promocional

30-06-2020 (19h14)

O Grupo Vila Galé renovou a sua oferta para famílias com crianças em quatro dos seus hotéis e lançou uma campanha que inclui a oferta de alojamento para crianças até aos 14 anos.

Solférias anuncia ofertas para férias de Verão em São Tomé

30-06-2020 (18h09)

O operador turístico Solférias lançou para o mercado programas para férias em São Tomé, com voos STP Airways às sextas-feiras, de 3 de Julho a 31 de Outubro, e sete noites de alojamento.

Opinião e Análise