Convento dos Capuchos em Sintra reabre a 1 de Agosto após restauro

23-07-2020 (11h44)

Foto: PSML
Foto: PSML

O Convento dos Capuchos, localizado em Sintra, vai reabrir no dia 1 de Agosto depois de ter estado encerrado durante oito meses para a realização de obras de conservação e restauro, anunciou a empresa gestora.

Em comunicado, a empresa Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) refere que a reabertura do monumento estava prevista para 1 de Junho deste ano, mas que a pandemia da covid-19 “obrigou ao seu adiamento” para 1 de Agosto.

O Convento dos Capuchos, situado na serra de Sintra, tinha encerrado portas em 18 de Novembro de 2019 para a realização de obras que contemplaram a recuperação das coberturas, a instalação das infraestruturas interiores, a implementação de núcleo museológico no Celeiro e a execução do novo Centro de Apoio ao Visitante.

Na ocasião, a empresa explicou que a natureza das intervenções era “incompatível com a abertura deste monumento ao público nas necessárias condições de segurança e de qualidade da experiência de visita”.

“Na fase que se segue, as intervenções que continuarão a decorrer serão de menor proporção, voltando a estar reunidas as necessárias condições de segurança e de qualidade da experiência de visita a este monumento”, explica a nota da PSML.

Para assinalar a reabertura, a organização vai levar a cabo a visita “Do Musgo e da Cortiça – O Restauro do Convento dos Capuchos”, que pretende mostrar aos visitantes o “complexo processo de conservação, de restauro e requalificação” daquele monumento, iniciado em 2013.

“Esta visita integra o programa “Visitas aos Bastidores”, uma nova proposta da Parques de Sintra para este verão, que visa dar a conhecer temas e espaços dos parques e palácios sob sua gestão que não estão acessíveis ao público”, explica a empresa.

O projeto de conservação, restauro e requalificação do Convento dos Capuchos foi iniciado em 2013 e representa um investimento global de quatro milhões de euros.

“Até ao final do ano 2020 serão desenvolvidas várias intervenções, nomeadamente, a recuperação das coberturas, conservação e restauro da Cela do Guardião e execução das infraestruturas interiores do Convento; a conservação e restauro do Terreiro da Fonte, da Capela do Senhor no Horto, do Forno do Pão, da Casa de Fresco, do Tanque das Hortas e da Olaria”, conclui a nota.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Aldeias Históricas recebem ciclo de espectáculos "12 em Rede" entre Setembro e Novembro

13-08-2020 (15h51)

A edição 2020 do ciclo de espetáculos "12 em Rede" começa em Setembro na aldeia histórica de Castelo Rodrigo, Guarda, com uma festa inspirada nas raízes judaicas, e estende-se até Novembro, foi hoje anunciado.

Cantanhede inaugura Rota da Vinha com 14 quilómetros

12-08-2020 (17h56)

A Rota da Vinha de Cantanhede, com um trajecto de 14 quilómetros repartido por duas freguesias, vai ser inaugurada no Domingo, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Autocarro Smart Sightseeing dá a conhecer Lisboa

11-08-2020 (19h40)

O autocarro panorâmico Smart Sightseeing está em circulação nas ruas de Lisboa oferecendo vista privilegiada aos seus passageiros enquanto "conta a história, o carácter e a vivência da cidade".

Torres Vedras promove roteiro "Passeio dos Poetas"

11-08-2020 (18h42)

O município de Torres Vedras está a promover um roteiro alusivo à relação dos poetas Antero de Quental, João de Barros e Kazuo Dan com Santa Cruz.

Qatar Airways faz até 10% de desconto em reservas via app até amanhã. 12 de Agosto

11-08-2020 (18h07)

A Qatar Airways está a oferecer até 10% de desconto em reservas através da sua aplicação numa campanha que termina amanhã, 12 de Agosto.

Opinião e Análise