Convento dos Capuchos em Sintra reabre a 1 de Agosto após restauro

23-07-2020 (11h44)

Foto: PSML
Foto: PSML

O Convento dos Capuchos, localizado em Sintra, vai reabrir no dia 1 de Agosto depois de ter estado encerrado durante oito meses para a realização de obras de conservação e restauro, anunciou a empresa gestora.

Em comunicado, a empresa Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) refere que a reabertura do monumento estava prevista para 1 de Junho deste ano, mas que a pandemia da covid-19 “obrigou ao seu adiamento” para 1 de Agosto.

O Convento dos Capuchos, situado na serra de Sintra, tinha encerrado portas em 18 de Novembro de 2019 para a realização de obras que contemplaram a recuperação das coberturas, a instalação das infraestruturas interiores, a implementação de núcleo museológico no Celeiro e a execução do novo Centro de Apoio ao Visitante.

Na ocasião, a empresa explicou que a natureza das intervenções era “incompatível com a abertura deste monumento ao público nas necessárias condições de segurança e de qualidade da experiência de visita”.

“Na fase que se segue, as intervenções que continuarão a decorrer serão de menor proporção, voltando a estar reunidas as necessárias condições de segurança e de qualidade da experiência de visita a este monumento”, explica a nota da PSML.

Para assinalar a reabertura, a organização vai levar a cabo a visita “Do Musgo e da Cortiça – O Restauro do Convento dos Capuchos”, que pretende mostrar aos visitantes o “complexo processo de conservação, de restauro e requalificação” daquele monumento, iniciado em 2013.

“Esta visita integra o programa “Visitas aos Bastidores”, uma nova proposta da Parques de Sintra para este verão, que visa dar a conhecer temas e espaços dos parques e palácios sob sua gestão que não estão acessíveis ao público”, explica a empresa.

O projeto de conservação, restauro e requalificação do Convento dos Capuchos foi iniciado em 2013 e representa um investimento global de quatro milhões de euros.

“Até ao final do ano 2020 serão desenvolvidas várias intervenções, nomeadamente, a recuperação das coberturas, conservação e restauro da Cela do Guardião e execução das infraestruturas interiores do Convento; a conservação e restauro do Terreiro da Fonte, da Capela do Senhor no Horto, do Forno do Pão, da Casa de Fresco, do Tanque das Hortas e da Olaria”, conclui a nota.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Vavá Playa La Barrosa volta a receber espectáculos ao vivo

23-06-2021 (14h35)

O restaurante de praia Vavá Playa La Barrosa, em Cádiz, volta a receber espectáculos ao vivo a partir de hoje, 23 de Junho, noite de San Juan que celebra a chegada do Verão.

Câmara da Moita promove passeios em embarcação típica do rio Tejo

22-06-2021 (17h04)

A Câmara Municipal da Moita está a promover passeios no rio Tejo a bordo do varino "O Boa Viagem" nos dias 24, 25, 26, 29 e 30 de Junho.

Rota do Dragão está marcada para 26 de Junho

22-06-2021 (14h02)

A Rota do Dragão, um passeio cultural pela Baixa histórica do Porto com o historiador Joel Cleto, promovido pelo Museu Futebol Clube do Porto, vai decorrer no Sábado, 26 de Junho, pelas 10h.

Profissionais de saúde recebem 10% de desconto em viagens à Madeira com a Airmet

21-06-2021 (12h41)

A rede de agências de viagens independentes Airmet, em parceria com o Turismo da Madeira, está a promover pacotes de viagens para profissionais de saúde com descontos de 10%.

Ryanair anuncia voos extra Lisboa - Budapeste para jogo do Euro2020

18-06-2021 (15h58)

A Ryanair programou voos extra entre Lisboa e Budapeste e entre Paris e a capital da Hungria nos dias 23 e 24 de Junho, para transportar adeptos para o jogo de futebol entre Portugal e França na próxima quarta-feira.

Opinião e Análise