Festival Artes à Rua regressa a Évora em 2022

26-10-2021 (14h52)

Foto: Câmara Municipal de Évora / www.cm-evora.pt
Foto: Câmara Municipal de Évora / www.cm-evora.pt

O Festival Artes à Rua, que enche de cultura ruas e praças de Évora, regressa à cidade no próximo ano, entre 29 de Julho e 14 de Agosto, após dois anos de ausência devido à covid-19.

As datas da 4.ª edição do certame, que reúne “todas as artes e culturas”, foram hoje anunciadas pela Câmara de Évora, em comunicado citado pela Lusa, no qual divulga também que a edição de 2022 do Festival Imaterial, que arrancou no ano passado, vai decorrer de 20 a 28 de Maio.

As próximas edições destes dois eventos culturais vão ser lançadas pelo município alentejano na conferência WOMEX – Worldwide Music Expo, que se realiza no Porto, a partir desta quarta-feira e até Domingo.

No que respeita ao Festival Artes à Rua, a última edição foi promovida em 2019, reunindo mais de 300 participantes, que protagonizaram mais de 100 espectáculos, incluindo cinema, dança, teatro, escultura, fotografia, música, performance, teatro ou literatura, entre outras áreas artísticas.

O próximo Verão marca o regresso do evento, “depois de dois anos de interregno devido à pandemia” de covid-19, provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, disse hoje o município.

“Em Évora, durante a primeira quinzena de Agosto, as praças e as ruas são lugares de afectos e fruição de músicas de todo o mundo, que resultam de muitas tendências estéticas, que dialogam com as tradições, construindo permanentemente a identidade dos povos”, assinalou.

Durante o festival, estas mesmas ruas e praças “são lugares de encontro com a música, a dança, o teatro, a performance, o circo contemporâneo, as artes visuais”, sublinhou a autarquia.

O Artes à Rua tem como compromisso “mediar a relação entre as pessoas e os lugares patrimoniais da cidade, a partir de objectos artísticos”, explicou, citado pela Agência Lusa, o programador do festival, Luís Garcia, em edições anteriores.

Mais cedo, já em Maio, arranca o 2.º Festival Imaterial – Património Pensado e Vivido, que pretende promover o Património Imaterial da Humanidade consagrado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), do qual o cante alentejano faz parte, desde 2014, bem como o fado ou o flamenco, entre outros géneros musicais.

Trata-se de um “festival que assenta no diálogo entre culturas distintas, entre passado e presente, entre património edificado e património que só existe dentro dos seus intérpretes, em busca de um reconhecimento do outro e de valorização das diferenças”, argumentou a câmara.

Na WOMEX, onde os festivais vão ser apresentados, Évora vai estar representada através de um stand desenvolvido pela equipa de missão da candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027.

Clique para ver mais: Actividades

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Operadores portugueses já vendem Djerba e Monastir com charters na Páscoa e no Verão

29-11-2021 (12h05)

Os operadores turísticos Solférias, Viajar Tours, Sonhando, JadeTravel e Abreu já têm no mercado novas operações charter para as férias da Páscoa e de Verão nas praias de Djerba e Monastir, na Tunísia.

Meliá inaugura “um santuário de luxo e bem-estar na Tailândia”

25-11-2021 (17h00)

O Meliá Phuket Mai Khao é a mais recente unidade hoteleira do grupo Meliá Hotels International, que a descreve como “um santuário de luxo e bem-estar na Tailândia”, para quem procura estar em contacto com a natureza “numa das praias mais tranquilas da zona Norte da ilha”.

Novo Anantara em Budapeste “é uma ode arquitectónica à era Belle Époque”

25-11-2021 (16h41)

A Minor Hotels estreou a sua marca Anantara na Hungria ao adicionar à sua rede um hotel histórico em Budapeste, que apresenta como “uma ode arquitectónica à era Belle Époque, revelando a combinação do glamour antigo com o luxo contemporâneo”.

Vila Galé lança ofertas “Black Friday” com preços desde 50 euros

25-11-2021 (16h19)

A Vila Galé está a promover ofertas “Black Friday” com preços desde 50 euros para reservas até 29 de Novembro e estadas até 31 de Março nos seus 27 hotéis em Portugal.

Hoti Hotéis anuncia descontos até 50% para 15 hotéis em Portugal

25-11-2021 (16h11)

A Hoti Hotéis anunciou ao mercado uma campanha “Black Friday” com descontos até 50% para 15 unidades hoteleiras em Portugal, para reservas efectuadas até 30 de Novembro.

Opinião e Análise