Novo portal Visit Bragança destaca Natureza, gastronomia, cultura e património do território

28-09-2020 (19h06)

Foto: Câmara de Bragança (www.cm-braganca.pt)
Foto: Câmara de Bragança (www.cm-braganca.pt)

O município de Bragança reuniu num sítio na Internet, apresentado hoje, a oferta turística deste território que o presidente, Hernâni Dias, acredita que tem motivos para atrair visitantes durante todo o ano.

O portal “Visit Bragança” está acessível na página oficial da Câmara Municipal com informação que permite ao visitante construir um pacote para vários dias, desde alojamento, gastronomia, património, tradições, percursos pedestres e de bicicleta, museus ou eventos.

O Verão da pandemia covid-19 foi de oportunidade, sobretudo para o turismo rural com a lotação esgotada e a permanência dos turistas a mais que duplicar de “uma média de um a dois dias para três a cinco dias”.

O autarca afiançou hoje que tanto Bragança como a região têm capacidade de oferecer variedade não só no Verão, mas durante todo o ano e, por isso, o município decidiu criar uma ferramenta que permite planear a visita com informação, desde horários a distância da oferta, assente em quatro temas centrais: Natureza, gastronomia, cultura e património.

“Quero frisar que não estamos apenas a falar de Bragança, mas a trabalhar um assunto que é um processo de visitação que se trabalha a nível regional por forma a que nós consigamos também aproveitar as sinergias de outros concelhos e consigamos levar os turistas a visitar outros pontos que não necessariamente apenas Bragança”, destacou.

A pandemia de covid-19 levou ao cancelamento de vários eventos na região, nomeadamente as feiras da castanha que marcavam o Outono e uma das principais culturas a nível económico.

A situação é reavaliada de dois em dois meses pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes, mas o autarca de Bragança está já preocupado em “como organizar sem pôr em causa a segurança e a saúde das pessoas” um dos eventos que mais gente chama a Bragança, o Terra Natal e de Sonhos.

Ameaçadas parecem não estar, para já, as tradicionais Festas dos Rapazes ou Festas de Inverno, com os mascarados Caretos que ocorrem entre o Natal e Carnaval em várias aldeias de Trás-os-Montes.

Estas festas, como disse o presidente da Câmara de Bragança, são organizadas nas aldeias que têm a tradição, e o que o autarca espera é que “haja a sensibilidade e sensatez necessárias para que as coisas sejam organizadas respeitando as normas que estão impostas pelas autoridades de saúde”.

“A Câmara intervém sempre numa lógica de poder ajudar a tomar as medidas necessárias para que tudo corra bem. Obviamente que tem que haver aqui um sentido de responsabilidade muito grande da parte de quem está directamente ligado a este tipo de organização para que depois não haja consequências gravosas e que venha eventualmente a haver necessidade de se apontar o dedo a alguém ou de responsabilizar porque as coisas não aconteceram de acordo com as normas que estão instituídas”, esclareceu.

Estas festas são também motivo de atracção turística e constam da oferta reunida no novo portal “Visit Bragança”, inserido na campanha “Bragança Naturalmente” lançada há alguns meses com um vídeo que, segundo o autarca, alcançou mais de um milhão de visualizações nas redes sociais.

Apesar dos impactos da pandemia continuarem a fazer-se sentir em diversos sectores, o presidente da Câmara de Bragança garantiu que, na parte turística, não tem nota de que “as empresas estejam com problemas, pois, apesar dos problemas no período do confinamento, Julho e Agosto permitiram equilibrar um pouco as contas”.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Promoções


Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Boeira Garden Hotel cria menus temáticos e cocktail de Halloween

27-10-2020 (18h36)

O 5-estrelas Boeira Garden Hotel Porto Gaia Curio Collection by Hilton está a celebrar o Halloween, nos dias 30 e 31 de Outubro, com decoração temática, um cocktail e dois menus executivos temáticos no restaurante Raízes.

TUI Portugal anuncia city break em Istambul desde 595 euros

27-10-2020 (17h51)

A TUI Portugal está a comercializar um pacote de três noites em Istambul, na Turquia, entre 1 de Novembro e 28 de Dezembro, e de 3 a 31 de Janeiro, com o preço inicial de 595 euros por pessoa.

British Airways vende pacotes turísticos para a Madeira

27-10-2020 (17h14)

A British Airways lançou uma campanha de promoções para viagens e férias em vários destinos, incluindo a Madeira, com pacotes de sete noites a partir de 349 libras (383 euros) por pessoa.

Pousadas de Portugal lançam oferta para datas da proibição de deslocações entre concelhos

27-10-2020 (15h59)

“Fique por aqui, é o conselho das Pousadas de Portugal” — assim apresenta o Grupo Pestana a sua nova promoção para escapadas que começa um dia antes e termina um dia depois da proibição de deslocação entre concelhos pela covid-19.

Soltrópico anuncia ofertas para o réveillon na Bahia com voos TAP

27-10-2020 (09h21)

O operador turístico Soltrópico divulgou para o mercado os seus programas para o fim de ano na Bahia, com voos TAP e alojamento em Salvador ou nas praias de Guarajuba, Imbassaí e Praia do Forte.

Ultimas Noticias

Opinião e Análise