Penafiel vai ter um Centro Interpretativo da Escultura Românica

23-07-2020 (11h22)

O projeto turístico-cultural Rota do Românico anunciou que vai abrir no Sábado em Penafiel o Centro de Interpretação da Escultura Românica, o segundo equipamento do género no Tâmega e Sousa.

"Este centro de interpretação oferece ao visitante a possibilidade de conhecer o contexto temporal, social e cultural da arte românica, destacando a importância dos pedreiros e escultores na sua materialização", lê-se num comunicado enviado à Lusa.

O novo equipamento, situado na freguesia de Abragão, é constituído por uma superfície expositiva de cerca de 300 metros quadrados, distribuídos por seis espaços temáticos, "num percurso que concilia as novas tecnologias com objetos e conhecimentos únicos".

O centro interpretativo representa um investimento de cerca de 1,1 milhões de euros, cofinanciado em 85% por fundos europeus.

Depois da abertura, em Setembro de 2018, do Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, o equipamento que abrirá no sábado é o segundo grande ponto de divulgação do património histórico-cultural promovido pela Rota do Românico.

A Rota do Românico reúne 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios do Tâmega e Sousa (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Convento da Cartuxa em Évora com visitas abertas e mais visitas guiadas

14-08-2020 (19h25)

O Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, em Évora, conhecido como Convento da Cartuxa, vai juntar às visitas guiadas, que já têm mais datas programadas, visitas abertas sem marcação prévia, a partir deste Sábado.

Aldeias Históricas recebem ciclo de espectáculos "12 em Rede" entre Setembro e Novembro

13-08-2020 (15h51)

A edição 2020 do ciclo de espetáculos "12 em Rede" começa em Setembro na aldeia histórica de Castelo Rodrigo, Guarda, com uma festa inspirada nas raízes judaicas, e estende-se até Novembro, foi hoje anunciado.

Cantanhede inaugura Rota da Vinha com 14 quilómetros

12-08-2020 (17h56)

A Rota da Vinha de Cantanhede, com um trajecto de 14 quilómetros repartido por duas freguesias, vai ser inaugurada no Domingo, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Autocarro Smart Sightseeing dá a conhecer Lisboa

11-08-2020 (19h40)

O autocarro panorâmico Smart Sightseeing está em circulação nas ruas de Lisboa oferecendo vista privilegiada aos seus passageiros enquanto "conta a história, o carácter e a vivência da cidade".

Torres Vedras promove roteiro "Passeio dos Poetas"

11-08-2020 (18h42)

O município de Torres Vedras está a promover um roteiro alusivo à relação dos poetas Antero de Quental, João de Barros e Kazuo Dan com Santa Cruz.

Opinião e Análise