Restaurante "Odette", em Singapura, é o melhor da Ásia

27-03-2019 (13h19)

Macau conta com dois restaurantes no top50

O restaurante Odette, em Singapura, ficou em primeiro lugar no ranking dos "50 Melhores Restaurantes da Ásia", que conta com dois restaurantes em Macau, anfitrião da cerimónia pelo segundo ano consecutivo.

Odette é o primeiro restaurante de Singapura a receber a distinção e, ao mesmo tempo, o responsável por destronar o Gaggan, restaurante indiano em Banguecoque, que há quatro anos consecutivos liderava o ‘ranking’ e este ano ficou em segundo lugar.

Localizado na Galeria Nacional de Singapura, Odette combina traços de cozinha moderna francesa, mas é também marcado pela inspiração asiática.

A influência portuguesa está mais presente “na carta de vinhos do que propriamente na comida”, sobretudo no “belíssimo vinho da Madeira”, disse à agência Lusa o 'chef' francês Julien Royer, para quem a vitória foi “inesperada”.

Pelo secundo ano consecutivo, a lista dos “50 melhores restaurantes da Ásia” foi anunciada em Macau, numa cerimónia realizada esta noite no casino Wynn Palace.

Macau conquistou, este ano, mais um lugar na lista, depois de, no ano passado, o restaurante Jade Dragon ter obtido o 35.º lugar.

Além de este último ter subido oito posições (27.º), aproximando-se da primeira metade da tabela, o restaurante Wing Lei Palace entrou para o 'ranking', figurando no 36.º posto. Ambos os restaurantes dedicam-se à gastronomia cantonense.

O Japão voltou a ser protagonista, desta feita com 12 restaurantes na lista, incluindo um a garantir o 'pódio': Den, de Tóquio, em terceiro lugar.

Houve ainda dez restaurantes a estrearem-se na lista - incluindo Gaa (Banguecoque), da 'chef' Garima Arora, que 'voou' para o 16.º lugar, - e a Malásia ficou pela primeira vez representada entre os 50 primeiros.

Na abertura da cerimónia, a directora dos Serviços de Turismo, Maria Helena de Senna Fernandes, ressaltou a importância de Macau ter sido, pelo segundo ano consecutivo, palco de um evento desta dimensão.

No ano em que a cidade é anfitriã pela última vez da iniciativa, que ruma agora para Singapura, a responsável sublinhou que “receber os melhores 'chefs' da Ásia” ajudou Macau a afirmar-se como cidade criativa da UNESCO na área da Gastronomia, setor em que tem apostado no âmbito da diversificação económica.

Macau entrou para a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) na área da Gastronomia a 31 de Outubro de 2017, tornando-se na terceira cidade na China, a seguir a Chengdu e Shunde, a integrar a rede.

Após o reconhecimento, foi lançado no início de 2018 o "Ano da Gastronomia de Macau", uma iniciativa inserida num plano a quatro anos para "forjar uma Cidade Criativa", à 'boleia' da designação recém-atribuída.

Em Fevereiro deste ano, 24 restaurantes de Macau foram premiados pelo Guia de Viagens da Forbes 2019, que atribuiu a pontuação máxima de cinco estrelas a 16 destes espaços nos 'resorts integrados'.

Em Dezembro do ano passado, 19 restaurantes de Macau foram distinguidos - três dos quais com a distinção máxima (três estrelas) - na edição de 2019 do Guia Michelin Hong Kong-Macau, que apresentou a 11.ª edição no território.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Gastronomia

Clique para ver mais: Ásia & Pacífico

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Solférias promove pacotes para a Disneyland que reabre a 17 de Junho

11-06-2021 (18h31)

O operador turístico Solférias está a promover os seus pacotes para a Disneyland Paris, que vai reabrir oficialmente a 17 de Junho, a partir de 156 euros por pessoa, com voos TAP à saída de Lisboa incluídos.

Fórum Mundial de Turismo Gastronómico já tem novas datas

09-06-2021 (17h13)

A 6ª edição do Fórum Mundial de Turismo Gastronómico da Organização Mundial de Turismo (OMT - UNWTO) vai decorrer de 31 de Outubro a 2 de Novembro em Bruges, na Bélgica.

Exposição “As 7 Mulheres do Minho” junta sete artistas à luta intemporal de Maria da Fonte

08-06-2021 (19h02)

A exposição “As 7 Mulheres do Minho”, que celebra os 175 anos da Revolta da Maria da Fonte, foi inaugurada hoje, no Centro Interpretativo Maria da Fonte, da Póvoa de Lanhoso, abrindo um ciclo da galeria, dedicado a artistas mulheres.

MSC acrescenta Barcelona e Valência aos itinerários do Grandiosa

07-06-2021 (18h15)

A MSC Cruzeiros anunciou a integração dos portos de Barcelona, a partir de 26 de Junho, e de Valência, a partir de 30 de Julho, aos itinerários do MSC Grandiosa no Mediterrâneo Ocidental.

Vila Galé oferece descontos até 50 euros na Galp

02-06-2021 (15h59)

O grupo Vila Galé está a anunciar uma companha de oferta de vales de desconto até 50 euros para clientes que façam reservas de pelo menos quatro noites consecutivas num dos 27 hotéis do grupo em Portugal, durante o mês de Junho.

Opinião e Análise